• Home
  • keyboard_arrow_right Notícias
  • keyboard_arrow_right Benefícios da Cúrcuma

Notícias

Benefícios da Cúrcuma

2 de setembro de 2019 13


Background
share close

Fizemos uma enquete no Instagram perguntado se vocês conheciam os benefícios do Açafrão da Terra, ou Cúrcuma, e a maioria das pessoas respondeu que não! Então, resolvemos fazer esse post falando um pouco mais sobre essa raiz maravilhosa!

Nos últimos anos, foram publicados mais de cinco mil artigos na literatura médica sobre a curcumina, o pigmento da Cúrcuma que lhe dá a cor amarela intenso,

Através de estudos in vitro (tubos de ensaio em laboratório), pesquisadores estudaram a curcumina e verificaram que ela possui efeito antimutagênico contra substâncias cancerígenas. Ou seja, tem capacidade de prevenir e/ou impedir o crescimento de células de câncer. Isso acontece pois essa especiaria contém bloqueadores carcinógenos, antioxidantes e antiproliferativos, capazes de prevenir o desencadeamento da mutação do DNA e assim, impedindo que os tumores cresçam e se espalhem.

Num estudo duplo-cego de 16 semanas, verificou-se que o Açafrão ajudou a diminuir os sintomas do mal de Alzheimer. Os pacientes com Alzheimer cujo grau de demência era de leve a moderado e que tomaram cápsulas de Açafrão mostraram em média uma função cognitiva significativamente melhor do que a de um grupo de pacientes que fez uso de um placebo.

A curcumina parece ser capaz de reverter mudanças pré-malignas no câncer de cólon e, em estudos de laboratório, mostrou-se eficiente contra células de câncer de pulmão e pâncreas.

Ela também pode ser eficiente no tratamento de doenças inflamatórias intestinais, e ajuda a acelerar a recuperação após cirurgias.

Como consumir Cúrcuma?

Em pó (cúrcuma ou curry), polvilhada na comida pronta, dissolvida no azeite extravirgem para temperar a salada ou junto com outros temperos em qualquer preparação. Outra opção é bater um pedaço da raiz fresca no suco.

Dicas para potencializar a aborção da Cúrcuma:
1 – Acrescente uma pitada de pimenta-do-reino nas preparações!
2 – Servir junto com uma fonte de gordura!

Quem não deve consumir Cúrcuma?

Apesar de apresentar efeitos positivos para PREVENIR esse tipo de patologia, nos casos de quem já sofre de cálculo biliar, a Cúrcuma pode desencadear dor, então deve ser evitada.

————————————————————————————————

Se você ainda não tem o hábito de consumir a Cúrcuma, está esperando o que?! Haha Espero que essas informações tenham sido úteis para, e caso tenham dúvidas, podem entrar em contato!

Fonte: Comer para não morrer: conheça o poder dos alimentos capazes de prevenir e até reverter doenças / Michael Greger – 1 ed Rio de Janeiro, 2018

Deixe seu comentário

Próximo episódio